Colóquio Online: Caçadores de Eclipses |
There are no translations available. Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 13 de Outubro, às 11h Palestrante: Luis Carlos Crispino (Universidade Federal do Pará)
Título: Caçadores de Eclipses
O colóquio será gravado e divulgado posteriormente no Canal Youtube do Instituto de Física da UFF. Link de Transmissão ao vivo :https://stream.meet.google.com/stream/02f1daaf-907d-43b2-aabb-99f8528de9f4 (Acesso somente via iduff)
Clique aqui para ver outras atividades sendo realizadas no IF durante a quarentena Veja a continuação desta notícia para um resumo. Resumo: No final do século XIX e no início do século XX, astrônomos percorriam o mundo em busca dos melhores locais para observar eclipses totais do Sol. As razões principais dessa busca eram o entendimento da precessão anômala do periélio do planeta Mercúrio e de propriedades da coroa solar. No início da década de 1910, Albert Einstein investigava as bases de sua nova teoria da gravitação, que indicava que a luz proveniente das estrelas, ao passar próximo do Sol, deveria sofrer um desvio, implicando em uma mudança na posição aparente das estrelas localizadas próximas ao Sol eclipsado. A primeira tentativa de verificar este fenômeno durante um eclipse ocorreu em 10 de outubro de 1912, em solo brasileiro, mas que foi completamente frustrada devido ao mau tempo. Apresentamos detalhes da história destes "caçadores de eclipses", culminando com a primeira verificação experimental da Teoria da Relatividade Geral, em 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral, no Ceará. |
Last Updated on Tuesday, 20 October 2020 02:27 |