Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio Online: Agitando fônons com a luz em microcavidades
Colóquio Online: Agitando fônons com a luz em microcavidades Imprimir E-mail

Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 24 de Novembro, às 11h

Palestrante: Gustavo Wiederhecker (Instituto de Física “Gleb Wataghin” UNICAMP)
Título: Agitando fônons com a luz em microcavidades

Veja a continuação desta notícia para um resumo.

Resumo: A interação entre a luz e os fônons é fortemente aprimorada em cavidades ópticas microscópicas. Essa interação permitiu o desenvolvimento de diversas funcionalidades, como a geração de sinais de radio-frequência ou resfriamento de sistemas mesoscópicos ao estado fundamental. Neste colóquio, revisarei nosso progresso recente neste campo com ênfase em resultados recentes, como a sondagem da dinâmica não-linear de modos vibracionais de nanotubos de carbono [1] e o acoplamento dissipativo com vibrações mecânicas [2].

[1] Barnard, A. W., Zhang, M., Wiederhecker, G. S., Lipson, M. & McEuen, P. L. Real-time vibrations of a carbon nanotube. Nature 566, 89–93 (2019).

[2] Primo, A. G. et al. Dissipative and dispersive optomechanics through complex modal volumes. (2020). To appear in Phys Rev Lett.