Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio Online: Modelagem e dinâmica de estruturas protéicas: espectroscopia e interação com pequenos ligantes
Colóquio Online: Modelagem e dinâmica de estruturas protéicas: espectroscopia e interação com pequenos ligantes Imprimir E-mail

Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 18 de Agosto, às 11h

Palestrante: Pedro Pascutti (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ)

Título: Metrologia óptica com padrões de speckle

Sala de Videoconferência (Google Meet): https://meet.google.com/udg-qefj-utg

o se esqueça de desabilitar o acesso à câmera e ao microfone do seu dispositivo ao entrar na sala.
A exibição da sala de conferência será gravada e divulgada no Canal Youtube do Instituto de Física da UFF.

Link de Transmissão ao vivo : https://stream.meet.google.com/stream/38244789-351d-4232-bda4-6edfaf4218a5 (Acesso somente via iduff)

Clique aqui para ver outras atividades sendo realizadas no IF durante a quarentena

Veja a continuação desta notícia para um resumo.

Resumo: O encontro da Física, Química, Matemática e Computação com a Biologia tem feito surgir importantes áreas interdisciplinares de pesquisa com foco em problemas biológicos e da Saúde. A Biofísica Molecular, Bioestatística, Bioinformática e Química Medicinal são alguns exemplos. Progressos em cada uma dessas áreas apontam para novas, ainda incipientes, como a que investiga a estrutura eletrônica em biomacromoléculas, que faz surgir novas perguntas, por exemplo, a de como seria a Teoria de Darwin do ponto de vista do elétron. Métodos híbridos de Mecânica Quântica com Mecânica Molecular (QM/MM) trouxeram importantes avanços no entendimento de reações enzimáticas e de efeitos de polarização em interações moleculares, em que um pequeno corte representando por QM a região de interesse e MM o restante da macromolécula e do solvente traz bons resultados. No entanto, efeitos como a desexcitação eletrônica por vias não radiativas, envolvendo transferência de carga e energia por longas distâncias, não podem ser descritos com uma pequena região QM e sim com o tratamento quântico de toda uma proteína. A Mecânica Newtoniana tem também um papel bastante relevante na descrição da estrutura e dinâmica de biomacromoléculas e tem sido largamente aplicada no entendimento desses sistemas e de sua interação com pequenos ligantes, por exemplo, no planejamento de fármacos. Estes serão os principais tópicos abordados nesta apresentação.

Última atualização em Ter, 25 de Agosto de 2020 03:41