Colóquio Online: Estimando a confiabilidade da ciência biomédica no país: a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade |
There are no translations available. Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 29 de Setembro, às 11h Palestrante: Olavo Bohrer Amaral (Instituto de Bioquímica Médica - UFRJ)
Título: Estimando a confiabilidade da ciência biomédica no país: a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade
Sala de Videoconferência (Google Meet): https://meet.google.com/xdm-aipz-cgy Não se esqueça de desabilitar o acesso à câmera e ao microfone do seu dispositivo ao entrar na sala.
A exibição da sala de conferência será gravada e divulgada no Canal Youtube do Instituto de Física da UFF. Link de Transmissão ao vivo : https://stream.meet.google.com/stream/989d320d-9334-40f0-83fc-9530d2212360 (Acesso somente via iduff)
Clique aqui para ver outras atividades sendo realizadas no IF durante a quarentena Veja a continuação desta notícia para um resumo.
Resumo: Levantamentos da reprodutibilidade da ciência biomédica ao redor do mundo têm mostrado um panorama preocupante sobre a reprodutibilidade dos achados publicados na literatura. Esta constatação tem gerado uma crise de confiabilidade na área, atribuída a um conjunto de vieses e deficiências no sistema de controle de qualidade e revisão por pares da pesquisa acadêmica. Para estimar a dimensão do problema na ciência brasileira e ajudar na busca de soluções, a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade é uma colaboração multicêntrica com mais de 60 laboratórios e 150 pesquisadores ao redor do país. Nosso objetivo é realizar uma replicação multicêntrica de pelo menos 60 experimentos publicados em artigos brasileiros nos últimos vinte anos, utilizando algumas técnicas comuns de laboratório. Além de avaliar a taxa de reprodutibilidade destes experimentos, o projeto pretende estudar variáveis a nível dos artigos originais que possam prever a reprodutibilidade destes achados. |
Última actualización el Lunes 05 de Octubre de 2020 22:33 |