Home Arquivo de Notícias Destaques Colóquio Online: Comportamentos de escala em transições de fases topológicas
Colóquio Online: Comportamentos de escala em transições de fases topológicas Imprimir E-mail

Convidamos toda a comunidade para participar do Ciclo de Colóquios Online do IF-UFF 2020, dia 06 de Outubro, às 11h

Palestrante: Mariana Malard (Universidade de Brasília)

Título: Comportamentos de escala em transições de fases topológicas

Sala de Videoconferência (Google Meet): https://meet.google.com/ybd-sijo-epy

o se esqueça de desabilitar o acesso à câmera e ao microfone do seu dispositivo ao entrar na sala.
A exibição da sala de conferência será gravada e divulgada no Canal Youtube do Instituto de Física da UFF.

Link de Transmissão ao vivo : https://stream.meet.google.com/stream/93635029-07d0-43d0-9eb3-396f861f9a2f (Acesso somente via iduff)

Clique aqui para ver outras atividades sendo realizadas no IF durante a quarentena

Veja a continuação desta notícia para um resumo.

Resumo: Seja por sua relevância para ciência fundamental ou pelas aplicações tecnológicas que promete, a matéria quântica topológica tem sido intensamente pesquisada nos últimos anos. Uma fase topológica da matéria é caracterizada por uma propriedade global invariante, de modo que uma mudança discreta nesse invariante topológico necessariamente significa uma transição para outra fase topológica. Existem outros marcadores, além do salto no valor do invariante topológico, que indicam a ocorrência de uma transição de fase topológica (TFT)? TFTs apresentam comportamento de escala, leis de universalidade, expoentes críticos, analogamente ao que ocorre em transições de fases quânticas não-topológicas? Ou ainda, como grandezas físicas - por exemplo, a energia do sistema - se comportam na vizinhança de uma TFT? Como veremos, as respostas às duas primeiras perguntas são afirmativas enquanto a última guarda uma possibilidade surpreendente quando a TFT envolve multicriticalidade.

Última atualização em Qui, 08 de Outubro de 2020 18:19