Home Seminários Detalhes - Wagner Balthazar(UFF): Óptica paraxial: aplicação em IQ.

Wagner Balthazar(UFF): Óptica paraxial: aplicação em IQ.
12.12.2014 16.00 h
Sala A5-01 - Niteroi

Seminário dos Estudantes do Programa de Mestrado e Doutorado do IF-UFF

Autor: Wagner Balthazar

UFF - Volta Redonda

Título: Óptica paraxial: aplicação em informação quântica.

Resumo: Neste seminário discutiremos de forma introdutória a aproximação paraxial para propagação de feixes luminosos, discorrendo sobre a estrutura transversa de feixes laser. Apresentaremos os modos transversos de propagação da luz. Tais modos, associados à polarização constituem recursos interessantes para a aplicação em protocolos de informação quântica no cenário de Computação com Óptica Linear. Apresentaremos algumas realizações de portas lógicas feitas com os graus de liberdade transversos e polarização, incluindo nosso trabalho de realização de uma operação condicional de fase, que pode ser aplicada para a realização de uma porta lógica de fase. Por fim, apresentaremos as linhas de investigação que estamos atacando neste tema.

Sala A5-01
Instituto de Física da UFF