Home Seminários Detalhes - Felipe Tovar (CBPF): Perturbações cosmológicas

16.10.2014 14.00 h
Sala de reuniões (antiga sala da Biblioteca) - 1P - Niterói

Seminário do Grupo de Física Teórica

Autor: Felipe Tovar Falciano (CBPF)

Título: Perturbações Cosmológicas

Resumo: O formalismo de perturbações cosmológicas serve como uma ferramenta valiosa para estudarmos a evolução das heterogeneidades no modelo padrão da cosmologia. Duas de suas aplicações mais importantes são a evolução das heterogeneidades primordiais que eventualmente determinam as anisotropias do espectro da radiação cósmica de fundo e posteriormente a formação de estruturas do universo. No entanto, desde seu desenvolvimento inicial, problemas de calibre geraram questões teóricas importantes sobre a interpretação física dessas perturbações. Propomos, nesta apresentação, fazer um panorama geral sobre perturbações cosmológicas e discutir as questões teóricas envolvidas. Pretendemos ainda apresentar alguns avanços e aplicações do formalismo.

Sala de reuniões (antiga sala da Biblioteca) - 1P
Instituto de Física, andar 1P