Home Seminários Detalhes - Nuno Crokidakis (PUC-Rio): Modelos de agentes em sociofísica

Nuno Crokidakis (PUC-Rio): Modelos de agentes em sociofísica
10.05.2013 16.00 h
Sala A5-01 - Niteroi

Seminário de Mecânica Estatística

O seminário de Mecânica Estatística desta semana (6a feira, 10/05/2013) será apresentado às 16:00h na sala A5-01 do Instituto de Física.

Título: Modelos de agentes em sociofísica: fenômenos críticos e universalidade

Apresentador: Nuno Crokidakis (Depto. de Física, PUC/Rio)

Resumo:
Modelos de formação de opiniões vêm sendo estudados por físicos desde a década de 80, e fazem agora parte de uma nova área chamada de Sociofísica. Esta área de pesquisa utiliza conceitos de magnetismo desordenado e mais recentemente de redes complexas para estudar aspectos do comportamento social. Do ponto de vista teórico, estes modelos são interessantes porque apresentam correlações, transições de fase do tipo ordem-desordem, comportamento de escala e universalidade, entre outros fenômenos típicos de sistemas físicos.
Neste seminário serão discutidos aspectos relacionados a fenômenos críticos em modelos de opinião com 3 estados. Nestes modelos, os agentes interagem aos pares e apresentam características particulares, como por exemplo diferentes convicções e inflexibilidade com respeito à mudança de opinião. Estas características levam o modelo a apresentar transições entre uma fase onde uma opinião domina a população e uma fase onde as 3 opiniões coexistem na população, semelhante a uma transição de fase ferromagnetismo-paramagnetismo. Esta fronteira é universal, apresentando os mesmos expoentes para diferentes valores dos parâmetros do modelo.

Sala A5-01
Instituto de Física da UFF