Home Seminários Detalhes - Colóquio: Explorando as sutilezas do mundo quântico

Colóquio: Explorando as sutilezas do mundo quântico
11.04.2012 16.00 h
Auditório Milton Santos (Instituto de Geociências) - Niterói

Na próxima quarta-feira, 11/04/2011, às 16:00, no auditório do Instituto de Geociências (auditório Milton Santos), haverá um colóquio ministrado por Luiz Davidovich da UFRJ.

Título: EXPLORANDO AS SUTILEZAS DO MUNDO QUÂNTICO: DE EINSTEIN E SCHRÖDINGER À INFORMAÇÃO QUÂNTICA

Resumo: A informação quântica tem como objetivo investigar métodos para caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação contida em estados quânticos. O rápido desenvolvimento dessa disciplina nas últimas duas décadas deve-se à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, como um único átomo ou um único fóton, à descoberta de algoritmos quânticos eficientes, e à consciência de que a lei de Moore levará brevemente as portas elementares para computação ao limite de um único átomo. A criptografia e a computação quântica estão entre as principais aplicações. Elas se baseiam em propriedades sutis e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada com a medida, o princípio da superposição e o fenômeno contra-intuitivo do emaranhamento. Progressos nessa área estão intimamente relacionados com a compreensão profunda da física quântica: sucessos recentes incluem a proposta e realização experimental da teleportação e investigações detalhadas do papel do ambiente na transição quântico-clássica, um tópico relevante para a avaliação da robustez de computadores quânticos. Essa palestra fará uma revisão dos conceitos básicos e de desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando os laços estreitos entre pesquisa fundamental e possíveis aplicações.

Auditório Milton Santos (Instituto de Geociências)
Instituto de Geociências

Desculpe, a descrição não está disponível