Home Seminários Detalhes - Dr. Marcelo Rebouças - CBPF

26.05.2011 15.00 h
Física Teórica -

Seminário do Grupo de Física teórica

TítuloUsando a Radiação Cósmica de Fundo para Testar a Física do Universo Primordial

ResumoDados observacionais de mais alta precisão da Cosmologia moderna são as medidas da  radiação cósmica de fundo (RCF), cuja detecção em 1964 levou à concessão do Prêmio Nobel de Física a Arno Penzias e Robert Wilson em 1978.  A observação da forma de corpo negro desta radiação e a medida de suas flutuações, feitas pelo no início dos anos 80 pelo  “Cosmic Background Explorer” (COBE), levaram à concessão de mais um Nobel na área de Cosmologia, aos pesquisadores  John C. Mather e George F. Smoot em 2006.  Medidas recentes mais precisas das flutuações de temperatura da RCF form realizada pelo satélite WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) de NASA,  e novos dados e mais precisos dados vêm colhidos pelo satélite PLANCK da ESA (European Space Agency), lançado em maio de 2009. Faremos uma revisão do esforço para medir a RCF e discutiremos a importância  de se determinar se suas flutuações seguem ou não uma distribuição Gaussiana. Apresentaremos indicadores de desvios da Gaussianidade e mostraremos alguns resultados no exame dos dados colhidos pela sonda espacial WMAP da NASA.

Local: Sala A5-01. Andar 1P.

Física Teórica

Grupo de Física Teórica do Instituto de Física - UFF.