Home Seminários Detalhes - Thiago R. de Oliveira: Não localidade e Emaranhamento em Transições de Fase Quânticas

15.04.2011 11.00 h
Grupo de Óptica e Informação Quântica -

Journal Club de Óptica e Informação Quântica

Data: Sexta-Feira 15/04/2011 Sala A5-01, 11:00

Palestrante: Thiago R. de Oliveira

Título: Não localidade e Emaranhamento em Transições de Fase
Quânticas.

Resumo: Transições de fase quânticas, estão associadas ao
surgimento de estados puros ordenados; ou seja com correlação de
longo alcance. Por outro lado, sabemos que estados emaranhados apresentam correlações que não podem ser explicadas classicamente;
correlações quânticas que estão associadas a não localidade.
Nos últimos anos, vários estudos sugeriram que a origem dessa correlação de longo alcance, presente em transições de fase quânticas, é o emaranhamento do estado.
Irei rever brevemente alguns desses estudos, para então discutir um recente trabalho que mostra que apesar de poder haver emaranhamento na transição, tal emaranhamento não viola a desigualdade de Bell. Por último pretendo discutir a relevância da quebra espontânea de simetria no emaranhamento durante a transição.

Grupo de Óptica e Informação Quântica   -   Website
IF-UFF

Grupo de Óptica e Informação Quântica do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.