Home Seminários Detalhes - Marcos Figueira: Método atômico para o modelo de Anderson

Marcos Figueira: Método atômico para o modelo de Anderson
25.11.2010 11.00 h
Matéria Condensada Teórica - Niterói

Método atômico para o modelo de Anderson para U finito: Aplicação a sistemas com pontos quânticos

Marcos Sergio Figueira

Neste seminário vou apresentar o método atômico para o modelo de Anderson para uma impureza no caso de correlação eletrônica U finita. O desenvolvimento do método parte da expansão em cumulantes para o modelo de Anderson periódico  empregando a hibridização como uma perturbação. O limite atômico do modelo é obtido colapsando-se  a banda de condução em  um único nível e a seguir  o limite atômico é resolvido analiticamente e suas 16 autoenergias e autoestados são obtidos. Essa solução atômica tem todas as excitações fundamentais  que geram o efeito Kondo e esta solução é usada como uma “semente” para se construir uma solução  aproximada para a impureza de Anderson e que chamamos de método atômico. Como ao se colapsar toda a banda de condução em um único nível E0 temos uma certa liberdade para escolher a posição desse  nível em relação ao potencial químico, então escolhemos uma posição  tal que a densidade de estados  no potencial químico, obtida com o método atômico, satisfaça a regra de soma de Friedel. Efetuamos um estudo completo do método sobre todo o intervalo de parâmetros relevantes do modelo e apresentamos curvas de densidades de estados que caracterizam os diferentes regimes do Hamiltoniano: desde o regime de impureza vazia, passando pelo regime de valência intermediária até o regime Kondo. Para mostrar a utilidade do método, calculamos a condutância de alguns sistemas com pontos quânticos.

Matéria Condensada Teórica
IF-UFF