Home Seminários Detalhes - Gustavo Rigolin (UFSCar): Teoria de Perturbação Adiabática

Gustavo Rigolin (UFSCar): Teoria de Perturbação Adiabática
04.11.2010 14.00 h

Seminário do grupo de Óptica e Informação Quântica.

Thursday 4/11/2010 Room A5-01, 2 pm.
Speaker: Gustavo Rigolin (UFsCar)
Title: Teoria de Perturbação Adiabática: Uma Nova Ferramenta em Mecânica Quântica.

Resumo: Apresentamos uma teoria de perturbação dependente do tempo, para Hamiltonianas com espectro degenerado ou não-degenerado, onde a correção de ordem zero é a aproximação adiabática. Ao contrário de muitos outros métodos, o parâmetro perturbativo sobre o qual construímos os termos de ordem superiores está relacionado diretamente com o inverso do tempo necessário para levar o sistema de sua condição inicial até o seu estado final. Revemos também rapidamente outros métodos para se resolver problemas nos quais a Hamiltoniana do sistema depende do tempo e mostramos possíveis aplicaçães deste novo método: correções para a fase geométrica de Berry e para a fase nâo-abeliana de Wilczek-Zee.