Home Seminários Detalhes - Paulo Gomes: Nossa avaliação pela CAPES

Paulo Gomes: Nossa avaliação pela CAPES
06.10.2010 16.15 h
Colóquios - Niterói

Na próxima quarta-feira, 06/10/2010, às 16:15, na sala 201, haverá um colóquio ministrado por Paulo Gomes, deste Instituto de Física.

Título do Colóquio: A avaliação da PG do IF-UFF pela CAPES: o que fazer para manter a nota 6 (ou subir para 7) daqui a 3 anos, ao invés de lutarmos para não cair para 5?

Haverá um 'Café com Biscoitos' as 16:00.

Resumo: Participei da avaliação da CAPES sobre as pós-graduações em Física. A UFF, de forma merecida, voltou a ter sua nota 6. Se por um lado devemos comemorar, por outro devemos refletir sobre os vários aspectos em que ainda estamos deficientes e que poderiam ter impedido nossa promoção. Neste colóquio informal pretendo contar a vocês o que aprendi: como o Comitê de Física avalia (avaliou) os cursos, o papel do CTC e como ele pode não aceitar as indicações do Comitê, os principais parâmetros utilizados, onde estamos muito bem e onde estamos ok para um curso nota 5, mas não para um curso nota 6, algumas comparações com outros cursos etc. O objetivo é que, conhecendo nossa realidade, nos esforcemos nos próximos anos para que possamos manter o 6 sem problemas, ou mesmo almejar a nota 7, ao invés de ficarmos novamente na berlinda entre o 5 e o 6. Em minha opinião, há deficiências facilmente sanáveis, outras difíceis e outras impossíveis, a curto prazo. Não pretendo dar muitas opiniões a respeito nem pretendo defender os critérios da CAPES, mas sim relatar como são estas avaliações as quais temos que nos submeter (concordando ou não com elas).

ColóquiosMapa
Auditório 201 - IFUFF
UF:
RJ

Colóquios do Instituto de Física. Às quartas, no auditório 201. Os colóquios são precedidos de um chá que se inicia às 16:00.