Home Seminários Detalhes - A. Zelaquett Khoury (IF-UFF): Separabilidade spin-órbita de um feixe laser

A. Zelaquett Khoury (IF-UFF): Separabilidade spin-órbita de um feixe laser
09.09.2010 14.00 h

Journal Club - Grupo de Óptica e Informação Quântica

Data: Quinta-Feira 9/9/2010 Sala A5-01, 14h

Palestrante: Antonio Zelaquett Khoury (IF-UFF)

Título: Desigualdade de Bell para a separabilidade spin-órbita de um feixe laser

Resumo: Discutiremos um experimento realizado no Laboratório de Óptica Quântica do IF-UFF que investiga uma desigualdade semelhante à de Bell para a separabilidade dos graus de liberdade de polarização (spin) e modo transverso (órbita) em um feixe luminoso propagando-se em regime paraxial. Apesar de ser completamente descritível por meio da Ótica Clássica, apresentaremos também a descrição quântica do problema que mostra que a desigualdade proposta pode ser violada por um estado produto, o que revela o papel da corerência ótica na violação.