Na próxima terça-feira (25/04), às 11:00, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pela Profa. Dra. Marta Feijó Barroso (UFRJ).
O título e o resumo da apresentação seguem abaixo. Um lanche será servido quinze minutos antes.
Contamos com a presença de todos.
Atenciosamente,
A Comissão
*****
Título:
O ensino e a aprendizagem de Física no Brasil: contribuições para um diagnóstico
Resumo:
O desenvolvimento científico e tecnológico depende da formação de novos pesquisadores e professores, que se dá em cursos universitários em geral da área denominada STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Esta formação esbarra, tanto qualitativa quanto quantitativamente, em dificuldades percebidas por professores no processo de ensino.
Avaliações de sistemas educacionais são bastante comuns; o estudo do desempenho dos estudantes nesses processos avaliativos possibilita uma melhor compreensão relativa à aprendizagem dos estudantes nos tópicos avaliados. Serão apresentados resultados obtidos a partir de dados das avaliações realizadas no Brasil, especialmente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio, do INEP/MEC) e do Pisa
(Programme for International Student Assessment, da OECD). Algumas inferências baseadas nas evidências obtidas nestes estudos permitem elaborar um diagnóstico mais preciso sobre a aprendizagem na educação básica no país. Este diagnóstico possibilita uma reflexão sobre o ensino de física na universidade, tanto para a formação de pesquisadores quanto de professores.
EventList powered by schlu.net