Home Seminários Detalhes - Colóquio: Transição de fases hádron-quark

EMAIL Imprimir

Seminários

Evento 

Título:
Colóquio: Transição de fases hádron-quark
quando:
29.10.2014 16.00 h
onde:
Auditório 201 - Niterói
Categoria:
Colóquios

Descrição

Colóquio do IF-UFF

 

Nesta quarta-feira dia 29/10 às 16:00 h, na sala de seminários 201, teremos o colóquio ministrado pelo prof. Odilon Loureço, da UFSCar. Um lanche será servido antes do evento.

O título e resumo da apresentação seguem abaixo. Contamos com a presença de todos.

Atenciosamente,

A Comissão.


* ====================== *
TITULO: A transição de fases hádron-quark descrita a partir do modelo
Polyakov-Nambu-Jona-Lasinio (análise para campo magnético nulo e finito)

RESUMO: Neste colóquio apresentaremos um panorama dos estudos acerca da transição de fase do tipo hádron-quark (HQ). Especificamente, a investigação deste tipo de transição através de seu diagrama de fases, é de grande utilidade para um conhecimento pleno da física envolvida nos hádrons, mésons e quarks. Estudos nesta linha de pesquisa são extremamente relevantes e atuais, visto que vários experimentos que testam a física da matéria em condições extremas, ou estão em execução nos mais sofisticados laboratórios do mundo (tais como o Relativistic Heavy Ion Collider, nos EUA, e o Large Hadron Collider, na Europa), ou estão sendo preparados para entrar em funcionamento muito em breve.  Falaremos especificamente como o modelo Polyakov-Nambu-Jona-Lasinio (PNJL), que prevê estruturas de fases do tipo restauração/quebra da simetria quiral e confinamento/desconfinamento, é usado na descrição dos diagramas de fase da transição HQ através da análise de seus parâmetros de ordem termodinâmicos. Discutiremos também os efeitos observados
no modelo PNJL, e consequentemente no diagrama de fases HQ, decorrentes da introdução do campo magnético. Tal fenomenologia é motivada pelo aparecimento de intensos campos magnéticos, verificados nas colisões entre íons pesados (experimento usado no estudo das transições HQ). Mostraremos, finalmente, como é possível reproduzir a catálise magnética inversa no modelo PNJL, efeito observado em cálculos de QCD na rede que levam em conta a introdução do campo magnético.

Grupo

Mapa
Grupo:
Auditório 201
Rua:
Av. Litorânea
CEP:
24210-346
Cidade:
Niterói
UF:
Rj
País:
País: br

Descrição

Desculpe, a descrição não está disponível
<<  Nov 24  >>
 Do  Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
2425262730