Terremotos são tremores que ocorrem na crosta da Terra devido ao movimento das placas tectônicas que gera um acúmulo de tensão em suas bordas. Estes eventos liberam uma quantidade de energia que podem ser capazes de destruir completamente a região acometida por tais tremores. A dinâmica e as propriedades estatísticas desses fenômenos são estudadas através da ênfase colocada na física de atrito, que irá fornecer informações a respeito da base microscópica sobre a instabilidade do terremoto, e dos modelos estáticos que fornecem informações sobre os aspectos macroscópicos deste sistema. Nesta apresentação irei discutir os aspectos microscópicos definidos na lei de atrito, mostrando a sua importância na dinâmica dos terremotos; apresentarei dois modelos estatísticos distintos, o modelo de Burridge-Knopoff e o modelo de criticalidade auto-organizada, e discutirei como as propriedades estatísticas podem fornecer conhecimento a respeito das características globais deste fenômeno, além de esclarecer como tais propriedades dependem das propriedades elástica e do atrito das falhas tectônicas.
[1] H. Kawamura; T. Hatano; N. Kato; Statistical physics of fracture, friction, and earthquakes. Rev. Mod. Phys., 84, 839-884 (2012)
[2] T. Mori and H. Kawamura; Simulation study of the one-dimensional Burridge-Knopoff model of earthquakes. J. Geophy. Res.,111, B07302 (2008)
[3] J. M. Carlson, J. S. Langer, B. E. Shaw; Dynamics of earthquake faults. Rev. Mod. Phys., 66, 657-670 (1994)