Home Seminários Details - Journal Club: A mecânica quântica é completa?

EMail Imprimir

Title:
Journal Club: A mecânica quântica é completa?
When:
04.12.2012 18.30 h
Where:
Sala de reuniões (antiga sala da Biblioteca) - 1P - Niterói
Categoría:

Journal Club dos alunos da Graduação

Amanhã (04/12/12) às 18 e 30 na antiga biblioteca, daremos início a sequência de Journal Club KIDS desde semestre. Esta semana teremos:
Palestrante: Marcello Nery
Título: Poderia a descrição da mecânica quântica sobre a realidade física ser considerada completa?

Resumo: Em uma teoria completa existe um elemento correspondente a cada elemento da realidade. Uma condição suficiente para a realidade de uma quantidade física é a possibilidade de predição com alguma precisão, sem perturbar o sistema. Na mecânica quântica, no caso de duas quantidades físicas descritas por operadores não comutantes, o conhecimento sobre uma prejudica o conhecimento sobre a outra. Então ou (1) a descrição da realidade pela função de onda na mecânica quântica não é completa ou (2) essas duas quantidades não podem ter realidade simultânea. Uma consideração do problema de fazer predições que afetem o sistema na base de medidas sobre um outro sistema que tenha interagido previamente com este nos leva ao resultado de que se (1) é falso então (2) também é falso. Somos portanto levados a concluir que a descrição da realidade dada pela função de onda da mecânica quântica não é completa.

Sala de reuniões (antiga sala da Biblioteca) - 1P
Street: