Home Seminários Details - Arthur K. Maciel: A Observação do Boson de Higgs em Colisor

EMail Imprimir

Title:
Arthur K. Maciel: A Observação do Boson de Higgs em Colisor
When:
24.10.2012 16.00 h
Where:
Auditório Milton Santos (Instituto de Geociências) - Niterói
Categoría:
Colóquios

Título: A Observação do Boson de Higgs em Colisores Hadrônicos

Palestrante: Arthur Kós Maciel (CBPF)

Resumo: A existência de um boson escalar era o ingrediente que faltava como confirmação ao esquema geral de partículas previstas no Modelo Padrão das interações fundamentais. Um esforço experimental de mais de quarenta anos, envolvendo quatro gerações de aceleradores de partículas e seus detetores associados, culminou na primeira semana de Julho passado com os resultados de descoberta apresentados no CERN. Após uma revisão breve sobre a relevância de um boson escalar no Modelo Padrão, faremos um resumo das diversas estratégias e técnicas utilizadas na busca desta partícula. Os resultados recentes serão apresentados e avaliados em função de suas evidências estatísticas. Por fim, uma discussão dos próximos passos a serem tomados no programa experimental, e do possível impacto em projetos futuros.

Auditório Milton Santos (Instituto de Geociências)
Street:
Instituto de Geociências