Home Seminários Details - Colóquio: Landell de Moura, o brasileiro que inventou o rádio

EMail Imprimir

Event

Title:
Colóquio: Landell de Moura, o brasileiro que inventou o rádio
When:
28.03.2012 16.00 h
Where:
Sala A5-01 - Niteroi
Categoría:

Na próxima quarta-feira, 28/03/2011, às 16:00, na sala A5-01, haverá um colóquio ministrado por José Antônio e Souza, do IF-UFF.

Título: Landell de Moura, o brasileiro que inventou o rádio

Resumo: Hoje em dia não é muito conhecida a ferrenha disputa que aconteceu no final do século XIX e no começo do século XX, entre inventores e "tietes" de vários países, pela primazia da invenção do rádio. Russos, Italianos e Ingleses, entre outros, reivindicam para compatriotas seus a invenção deste aparelho. O (excelente) livro "Tudo é relativo" , de Tony Rothmann, em um capítulo dedicado ao tema, diz que a polêmica é uma verdadeira luta de boxe. Não cita, porém,  o trabalho do brasileiro Roberto Landell de Moura que, em 1893, efetuou a primeira transmissão radiofônica de que se tem notícia, no Alto da Aclimação, em São Paulo, com testemunhas e imprensa presentes. Neste colóquio pretendemos mostrar um breve resumo da polêmica, uma biografia condensada de Landell de Moura e, ao final, convidar os assistentes para ouvir uma emissão radiofônica em um aparelho montado por meu aluno Joel Farias, com minha ajuda e supervisão, e um "empurrãozinho" do Prof. José Maria, que não utiliza nenhuma fonte de energia externa, a não ser aquela associada à própria radiação eletromagnética da estação emissora.

Venue

Sala A5-01